SEstatNet é um ambiente flexível de ensino-aprendizagem de Estatística por meio da internet. Disponibiliza, e aplica, procedimentos de descrição, estimação, testes de hipóteses e modelos de regressão para variáveis qualitativas e quantitativas.

Neste curso o estudante planeja e realiza uma pesquisa, de forma a obter os dados que servirão de objeto significante e motivador de aprendizagem.

O processo de ensino-aprendizagem tem como base metodologias ativas de aprendizagem. Possibilitando que, em cada sessão, o estudante aprenda os conceitos estatísticos aplicando-os aos seus próprios dados.

O movimento individual de aprendizagem é livre, no sentido que os conteúdos não têm uma seqüência pré-estabelecida de apresentação. Tem como suporte o mapa conceitual, aonde se encontra explicitado o raciocínio estatístico de análise de dados.


Referência do SEstatNet:

NASSAR, Silvia M., WRONSCKI, Vilson R., OHIRA, Masanao et al. SEstatNet - Sistema Especialista para o Ensino de Estatística na Web. URL de acesso: http://sestatnet.ufsc.br . Florianópolis - SC, Brasil. Acesso em dia, mês e ano.


Desenvolvedores da versão atual:

» Silvia Modesto Nassar
» Vilson Wronscki


Desenvolvedores das versões anteriores:

» Cristian Cechinel (1999, 2003 e 2004)
» Kirliam Maciel Dias (2000 e 2001)
» José Gonçalo dos Santos (2001)
» Renato Bica Noal (2002)
» Carlos Alberto Nakazawa (2001 e 2002)
» Ângelo dos Santos Melo (2001 e 2002)
» Márcio Juliandrei Marafon (2001 e 2002)
» Graciliano Monteiro Passos (2003 e 2004)
» Daniel Wunderlich (2003 e 2004)
» Marcelo Buscioli Tenório (2005 e 2006)
» Beatriz Wilges (2007 e 2008)
» Gustavo P. Mateus (2007 e 2008)
» Daniel Diniz (2012)


Trabalhos de Apoio:

Como trabalho de pesquisa em curso de Pós-Graduação alguns módulos foram desenvolvidos para serem implementados no SEstatNet:

  • 2001 - José Gonçalo dos Santos:
    SETip - Sistema Especialista para Tipificar Dados de uma Pesquisa.
  • 2001 - Araci Hack Catapan:
    Tertium: o novo modo do ser, do saber e do aprender
    (construindo uma taxionomia para medição pedagógica em tecnologia de comunicação digital).
  • 2002 - Renato Bica Noal:
    Ambiente Colaborativo para Ensino de Estatística com o SESTAT.
  • 2003 - Raquel Andrade Rebelo:
    Planejamento de uma Ferramenta Computacional de Ensino-Aprendizagem de Análise de Regressão.
  • 2003 - Marcus Vinicius Pavan:
    Agente Inteligente para o apoio de ensino de Análise Multivariada utilizando Análise Fatorial com Componentes Principais.
  • 2003 - Jaqueline Piveta:
    Agente Inteligente para o apoio de ensino de Análise Multivariada utilizando Análise de Correspondência Múltipla.
  • 2004 - Vilson Wronscki:
    Metodologia de Gerenciamento de Base de Dados para Ensino-Aprendizagem de Estatística na Web.
  • 2005 - Marcelo Buscioli Tenório:
    Reconhecimento de Modelos de Probabilidade.
  • 2008 - Beatriz Wilges:
    Uma estrutura de Ambiente Aprendizagem que insere tecnologias educacionais como recursos inovadores para aumentar os estímulos motivacionais dentro da aprendizagem EAD.
  • 2010 - Gustavo P. Mateus:
    Um Framework baseado em Sistemas Multiagentes e Lógica Fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem.


Publicações:

 
 
 
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