SEstatNet é um ambiente flexível de ensino-aprendizagem de Estatística por meio da internet. Disponibiliza, e aplica, procedimentos de descrição, estimação, testes de hipóteses e modelos de regressão para variáveis qualitativas e quantitativas.
Neste curso o estudante planeja e realiza uma pesquisa, de forma a obter os dados que servirão de objeto significante e motivador de aprendizagem.
O processo de ensino-aprendizagem tem como base metodologias ativas de aprendizagem. Possibilitando que, em cada sessão, o estudante aprenda os conceitos estatísticos aplicando-os aos seus próprios dados.
O movimento individual de aprendizagem é livre, no sentido que os conteúdos não têm uma seqüência pré-estabelecida de apresentação. Tem como suporte o mapa conceitual, aonde se encontra explicitado o raciocínio estatístico de análise de dados.
Referência do SEstatNet:
NASSAR, Silvia M., WRONSCKI, Vilson R., OHIRA, Masanao et al. SEstatNet - Sistema Especialista para o Ensino de Estatística na Web. URL de acesso: http://sestatnet.ufsc.br . Florianópolis - SC, Brasil. Acesso em dia, mês e ano.
Desenvolvedores da versão atual:
» Silvia Modesto Nassar
» Vilson Wronscki
Desenvolvedores das versões anteriores:
» Cristian Cechinel (1999, 2003 e 2004)
» Kirliam Maciel Dias (2000 e 2001)
» José Gonçalo dos Santos (2001)
» Renato Bica Noal (2002)
» Carlos Alberto Nakazawa (2001 e 2002)
» Ângelo dos Santos Melo (2001 e 2002)
» Márcio Juliandrei Marafon (2001 e 2002)
» Graciliano Monteiro Passos (2003 e 2004)
» Daniel Wunderlich (2003 e 2004)
» Marcelo Buscioli Tenório (2005 e 2006)
» Beatriz Wilges (2007 e 2008)
» Gustavo P. Mateus (2007 e 2008)
» Daniel Diniz (2012)
Trabalhos de Apoio:
Como trabalho de pesquisa em curso de Pós-Graduação alguns módulos foram desenvolvidos para serem implementados no SEstatNet:
- 2001 - José Gonçalo dos Santos:
SETip - Sistema Especialista para Tipificar Dados de uma Pesquisa.
- 2001 - Araci Hack Catapan:
Tertium: o novo modo do ser, do saber e do aprender (construindo uma taxionomia para medição pedagógica em tecnologia de comunicação digital).
- 2002 - Renato Bica Noal:
Ambiente Colaborativo para Ensino de Estatística com o SESTAT.
- 2003 - Raquel Andrade Rebelo:
Planejamento de uma Ferramenta Computacional de Ensino-Aprendizagem de Análise de Regressão.
- 2003 - Marcus Vinicius Pavan:
Agente Inteligente para o apoio de ensino de Análise Multivariada utilizando Análise Fatorial com Componentes Principais.
- 2003 - Jaqueline Piveta:
Agente Inteligente para o apoio de ensino de Análise Multivariada utilizando Análise de Correspondência Múltipla.
- 2004 - Vilson Wronscki:
Metodologia de Gerenciamento de Base de Dados para Ensino-Aprendizagem de Estatística na Web.
- 2005 - Marcelo Buscioli Tenório:
Reconhecimento de Modelos de Probabilidade.
- 2008 - Beatriz Wilges:
Uma estrutura de Ambiente Aprendizagem que insere tecnologias educacionais como recursos inovadores para aumentar os estímulos motivacionais dentro da aprendizagem EAD.
- 2010 - Gustavo P. Mateus:
Um Framework baseado em Sistemas Multiagentes e Lógica Fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem.
Publicações:
- NAKAZAWA, Carlos Alberto; MARAFON, Márcio Juliandrei, NASSAR, S. M. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado a Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau de Bacharel em Ciências da Computação. Florianópolis, Fevereiro de 2003
- OLIVEIRA, C. A. ; TENÓRIO, M. B. ; NASSAR, S. M. ; WRONSCKI, V. R. The SEstatNet Perspective - from a Statistical Applied Toll towards a Whole Educational Tool. In: International Conference on Engineering Education, 2006, San Juan. International Conference on Engineering Education, 2006.
- WILGES, B. ; MATEUS, G. P. ; NASSAR, S. M. ; SILVEIRA, R. A. Comportamento adaptativo baseado no caminho de aprendizagem do estudante em um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem - AVEA. In: Centro Interdisciplinar de Tecnologia Educacional - UFRGS, 2007, Porto Alegre - RS. Novas Tecnologias na Educação, 2007.
- WILGES, B. ; MATEUS, G. P. ; NASSAR, S. M. ; SILVEIRA, R. A. Um modelo de ambiente de Educação a Distância guiado pelo caminho de aprendizagem do estudante. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2007, São Paulo. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.
- WILGES, B. ; MATEUS, G. P. ; NASSAR, S. M. ; SILVEIRA, R. A. Um sistema de acompanhamento dos estudantes em um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA). In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESuD 2008, Gramado - RS. A EAD em um contexto científico, 2008.
- MATEUS, G. P. ; WILGES, B. ; DINIZ, D.; NASSAR, S.; WRONSCKI, V. R.; CISLAGHI, R. An Animated Pedagogical Agent supporting student learning using performance analysis from a Fuzzy Agent. In: 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2014. Dourados - MS.
|